Conheça os 3 Cibercrimes Mais Praticados durante a Pandemia e Saiba como se Proteger

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog TI da Hora

A pandemia do Coronavírus trouxe um clima de instabilidade e insegurança em diferentes esferas do nosso cotidiano, inclusive no mundo virtual.

Como a maioria das pessoas está em casa cumprindo o isolamento social, o número de usuários acessando a internet cresceu exponencialmente. E, mesmo em um momento caótico como o que vivemos atualmente, alguns cibercriminosos veem o cenário como uma oportunidade de cometer delitos.

 

Então, para que você fique por dentro de todas as ações efetuadas por hackers mal-intencionados, preparamos um post especial com informações e dicas para manter seus dados sempre protegidos. Confira!

 

1. Phishing

Uma das práticas mais utilizadas na internet para roubar senhas, logins e acessos, o phishing funciona como uma isca para as pessoas clicarem em links maliciosos. Através de e-mails, mensagens e anexos corrompidos, os cibercriminosos conseguem roubar informações pessoais dos internautas.

 

2. Business E-mail Compromise

A fraude, mais conhecida como BEC, funciona de maneira simples, porém efetiva. Um usuário costuma se passar por um funcionário, diretor ou CEO de uma empresa para ganhar dinheiro ou roubar informações confidenciais.

Assim, a pessoa cria situações adversas para enganar e induzir os outros a efetuarem ações específicas, como o pagamento de uma conta inexistente através de transferência bancária ou boleto. Dessa forma, você corre o risco de perder dinheiro, além de poder ter seus dados empresariais e pessoais vazados na web.

 

3. Ransomware

A prática consiste em um malware utilizado para bloquear o acesso do usuário aos seus próprios arquivos e dispositivos. A liberação da máquina e das informações geralmente é realizada mediante um pagamento exigido pelo cibercriminoso.

 

Existem algumas variantes desse crime, mas todas com o mesmo objetivo: conseguir dinheiro através de golpes virtuais. Seja por meio de pop-ups maliciosos e incômodos, multas ou criptografia.

 

Como evitar os cibercrimes?

Durante a pandemia é necessário que utilizemos cada vez mais os recursos digitais para resolver questões básicas, como supermercado, pagamento de contas, transferências, compras, etc.

 

E algumas ações podem contribuir para a sua segurança, mantendo seus dados protegidos e longe das ameaças cibernéticas. Ao instalar o melhor antivírus para PC em sua máquina você consegue realizar todas as suas atividades de maneira tranquila e sem preocupações.

 

O software oferece proteção em tempo real, evitando fraudes e demais atividades maliciosas executadas por cibercriminosos. Mas, lembre-se de manter o antivírus sempre atualizado, assim o sistema consegue identificar e eliminar todos os riscos de maneira rápida e eficiente.

 

Você conhece outros golpes virtuais aplicados durante a quarentena? Deixe um comentário!

 

Imagens: Unsplash (Nahel Abdul Hadi); Pexels (Markus Spiske)

Facebook Comentários