Instalando o Grafana no CentOS 7

Fala povo, bão? Tutorial de hoje mostra como instalar o poderoso Grafana no CentOS 7.

O Grafana é uma aplicação web de análise de código aberto multiplataforma e visualização interativa da web. Ele fornece tabelas, gráficos e alertas para a Web quando conectado a fontes de dados suportadas. É expansível através de um sistema de plug-in.

Fonte: Wikipédia

Passo 1: Desabilitando o SELinux
Para desabilitar o SELinux é simples, basta digitar o comando abaixo: Em seguida precisamos alterar no arquivo de configuração do mesmo, para que quando o servidor for reiniciado, o SELinux volte desabilitado por padrão. Altere a linha 7 que corresponde a SELINUX=enforcing para SELINUX=disabled Caso queira deixar o SELinux habilitado fica a seu critério ajusta-lo. Após essas alterações, reinicie o servidor para efetivar a alteração do SELinux.
Passo 2: Configurando o repositório do Grafana
O primeiro passo para instalação do Grafana é criar o repositório do mesmo: Copie o conteúdo abaixo e cole no seu grafana.repo: Salve o arquivo acima.
Passo 3: Instalando o Grafana
Agora vamos instalar o grafana: Precisamos instalar algumas dependências para o Grafana funcionar de maneira adequada também. Em seguida vamos habilitar o serviço do Grafana, assim se o server for reiniciado, o serviço não precisa ser iniciado na mão, irá startar automaticamente junto ao boot do S.O. Temos que iniciar o serviço do Grafana em nosso Linux CentOS 7 também: Verificando o status do serviço: Retorno do comando acima:
Passo 4: Ajustando o Firewall
Precisamos efetuar a liberação da porta 3000/TCP que é onde o Grafana irá responder as conexões de acesso web. Se o comando acima for executado com sucesso, vai receber no console  um “success” Em seguida, recarregue as configurações de Firewall com o comando abaixo, se tudo ocorrer bem, também vai receber um “success”.
Passo 5: Acessando o Grafana pelo navegador
Abra o seu navegador de preferência e digite o endereço IP do servidor seguido da porta 3000, por exemplo: http://endereco ip:3000 Para efetuar o acesso pela primeira vez, o login é: admin e a senha também é: admin Login: admin Senha: admin Ao efetuar o login pela primeira vez, será solicitado a troca da senha padrão, conforme a tela abaixo, informa uma nova senha, confirme-a e clique em Submit para validar a alteração. Após isso, você será redirecionado a tela principal do Grafana.
Passo 6: Instalando Plugin do Zabbix no Grafana
Para que possamos ter ainda mais recursos no Grafana, é possível realizar a instalação de plugins, esses plugins facilitam a configuração e criação de Dashboards de serviços de monitoramento, como por exemplo, o plugin do Zabbix. É necessário reiniciar o serviço do Grafana.   Abaixo listo o site de documentação oficial do Grafana que pode lhe ajudar a criar mais dashboards, ou resolver problemas com o Grafana. https://grafana.com/docs/grafana/latest/   Dúvidas, comentário e sugestões postem nos comentários… 👋🏼  Até a próxima!
Johnny Ferreira johnny.ferreira.santos@gmail.com http://www.tidahora.com.br
Facebook Comentários